Design,Moda,Estilo,Tendências,horóscopo da moda... Lacinho de Amor : Moda

Bem vindo!

>>>>>Bem vindo ao blog!!!!!Acredito que se você não experimentar, nunca saberá o que te fica bem! <<<<<

Moda

Usarei essa página para postar aqui assuntos relacionados a estudos sobre moda, digamos que uma página mais para estudantes de moda, diferente do restante do blog que da dicas do que está  se usando e as tão esperadas tendências (que é de interesse de qualquer mulher). Mas a página é aberta a todos, então bem vindos!
ps: Todas as postagens dessa página serão citadas fontes, e somente postarei aqui o que tenho certeza que é verdadeiro.
                                           Elem Cardoso


                                      

                                  Conceito de moda

Moda transmite informações sociais (pessoas). Moda é a maneira de se vestir, também são usos e costumes passageiros, comuns em certas épocas e lugares (tempo). Moda é consumo de tendência.

Segundo Sue Jenkyn Jones (Manual do fashion design) moda é uma forma especializada de ornamentação do corpo. Exploradores e viajantes foram os primeiros a documentar e a comentar os ornametos corporais e os estilos de se vestir que encontravam ao redor do mundo. Alguns voltaram de suas viagens com desenhos e exemplos de vestimentas, acendendo o desejo não só pelos artefatos em si, mas também por uma compreensão deles.

O livro "O Império do Efêmero" fala que em primeiro lugar a moda é um dispositivo social caracterizado por uma temporalidade particulamente breve, por reviravoltas mais ou menos fantasiosas, podendo, por isso, afetar esferas muito diversas da vida coletiva.

Toda moda é vestimenta, mas evidentemente nem toda vestimenta é moda... Precisamos mais da moda do que das roupas não para cobrir nossa nudez, mas para vestir a nossa auto- estima. (Colin McDowell, 1995).


Fonte:
Dicionário (Dermival Ribeiro Rios) DCL
Sue Jenkyn Jones (Manual do fashion design)
Gilles Lipovetsky (O Império do Efêmero)
--------------------------------------------------------------------------------



Oportunidades profissionais na moda

Antes de comentar as carreiras disponíveis na moda, quero lembrar ou informar para quem não sabe que a moda é um dos poucos ramos profissionais que mais oferecem variedade de plano de carreira quanto a indústria têxtil e de moda.
Para trabalhar com moda não é necessário ter diploma ou graduação na área, mas o crescimento do mercado está cada vez mais exigindo formação. O cliente passou a querer e exigir mais de um produto e um profissional qualificado e que busca constantemente se atualizar é o mais requizitado e bem remunerado na indústria. Esse mercado oferece muita variedade de setores e oportunidades. Confira quais são elas.


Equipe de indústria têxtil e confecção

Designer ou Estilista
O designer ou estilista é o profissional que produz, define uma coleção. Pode ser funcionário de uma empresa ou autônomo. Esse profissional desenvolverá uma coleção inspirado em um tema e sempre antenado nas têndencias mundiais e ao prêt-à-porter, que logo serão desenvolvidas em pequena escala ou em massa.
O designer é normalmente quem define também os materiais a serem utilizados, além de estar sempre atualizados nas têndencias de mercado (cores, materiais e estilos). A pesquisa de têndencia pode ser feita em feiras ou desfiles nacionais e internacionais e também em sites especializados.

Modelista
Profissional que atua no desenvolvimento do vestuário, corta novos moldes baseados nos croquis, sendo responsável pela interpretação de cortes e linhas. Trabalha lado a lado com o estilista ou designer.

Costureira ou Alfaiate
Costuram roupas em escalas pequenas ou exclusivas, fazem também pequenos reparos, lidam com todo tipo de tecido, em geral esse profissional é autônomo.
Esse Profissional faz sozinho todo o processo da confecção da roupa, como molde, corte e caimento, geralmente ele auxilia o cliente na compra de tecidos e acabamentos (aviamento).

Executivo de marketing
É o profissional que planeja a introdução de um novo produto ou serviço no mercado, é ele que faz a estratégia e organização de marketing. Esse profissional estuda o produto, faz cálculos de custos, estabele-se público-alvo e analisa têndencias de mercado para apartir disso fazer a propaganda para colocar o produto na mídia.

Técnico têxtil
Esse profissional trabalha em diferentes departamentos da indústria têxtil, esta envolvido na técnologia de produção e administração, assim como planejamento e gerenciamento. No desenvolvimento de uma coleção ele auxilia na escolha dos materiais em relação a qualidade, durabilidade e acabamento. Constantemente usa peças pilotos para fazer o controle de qualidade.

Engenheiro Químico-têxtil
Desenvolve corantes e cria receitas, compondo e retratando têndencias da moda.

Empresário
É quem administra uma empresa e no ramo da moda esse empresário não deve usar da intuição é preciso ter capacidade para escolher uma maneira racional de agir, adotando um sistema de planejamento.


Equipe de comercialização

Assistente de vendas ou Vendedor
É o profissional que trabalha em lojas diretamente com o cliente atendendo, mostrando ofertas e dando dicas de moda, esse profissional deve estar sempre se atualizando para melhor atender o cliente e vender o produto.

Gerente de loja
É o profissional responsável pelas vendas, controle de despesas, exibição da mercadoria, é quem lidera a equipe de vendas.

Fashion buyer ou Comprador
Esse profissional atua em lojas de departamentos, butiques, empresas de compras por catálogos e também na indústria têxtil. É ele quem emcomenda as roupas, cuida das datas de entrega e armazenamento. E para isso tem que estar sempre atualizado nas têndencias.

Consultor de estilo ou Personal stylist
Auxilia o cliente a se vestir com o que já tem ou com novas aquisições, da dicas de moda e não comercializa roupas, apenas vende um conceito e faz sugestões.

Vitrinista
Ajuda a construir a imagem da loja, podendo usar de recursos gráficos, teatrais ou apenas um layout simples e definido. Trabalha com a filosofia da empresa.

Sacoleira
É como se fosse uma vendedora ambulante, atua num tipo de comércio totalmente informal, tendo grande impacto no canal de distribuição, tem um grande conhecimento da sua clientela assim pode dar um atendimento diferenciado para seus clientes. Prestam um serviço personalizado que as lojas não conseguem oferecer.


Equipe de design

Designer de tecelagem
Atua  especificamente na tecelagem, é responsável pelas áreas de análise de aspectos do fio até a própria construção dos ligamentos. É quem desenvolve novas padronagens, fios, efeitos, no sentido de produzir melhores tecidos, com qualidade e criatividade, esse profissional da origem a muitas têndencias.

Designer têxtil
Cria desenho de estamparia, tramas ou padrões para malharia e também trabalha na decoração de interiores (tecidos para mobília, carpetes, curtinas e papéis de parede). É um trabalho feito com criatividade e conhecimento técnico têxtil, esse profissional utiliza muito o CAD para desenvolver estampas, é ele quem define o fio, as fibras, o tingimento, cartela de cores, tipos de tramas e estampas propostas.

Designer gráfico
Trabalha fazendo as mensagens dos textos e fotos para ser visualmente apresentadas em revistas de moda, catálogos e propagandas.


Equipe de produção de moda e divulgação

Modelos
Os candidatos devem ter o perfil de determinada marca ou ser um tipo específico adequada a certa coleção.

Beauty Artist
É o artista da beleza, esse profissional faz testes de cabelo e maquiagem antes dos desfiles, é ele que coordena nos bastidores a equipe de profissionais da área.

Agência de beleza
Para os desfiles, distribui a equipe de maquiadores e cabelereiros.

Stylist
É quem define junto com o estilista a imagem que vai para a passarela.

Produtor de moda
Atua como o braço direito do stylist ou do fotógrafo de moda, colabora no desenvolvimento do desfile, desde materiais até na escolha dos modelos.

Figurinista
Concebe peças de roupas novas por meio de pesquisas históricas, produz para produções de TV, cinema e teatro.

Diretor de desfile
Atua na edição, na trilha, na cenografia e na iluminação, no desfile em geral.

Diretor Artístico
Cuida de todas as marcas participantes do evento, da escolha de equipamentos de som e luz e também do calendário geral nos desfiles coletivos.


Scouter e Produtor de casting
Atua na descoberta de novos modelos, gente mais próxima da vida real para enriquecer os castings.

Booker ou Agente
Trabalha nas agências de modelos selecionando trabalhos, negociando cachês, definindo agendas e castings.

Coordenador de camarim
Supre as necessidades operacionais de cada estilista, supervisionando também as tarefas de organização e  limpeza. Confere o casting e a entrada das roupas no camarim.

Relações Públicas
Atua como intermediário entre a marca e o pessoal de marketing lidando com produtores, editores, stylist, com a mídia e com agências de publicidade. Cuida da distribuição dos convites e participa da elaboração do mapa de assentos dos convidados da pláteia.

Coordenação de promoções e eventos
É o porta-voz de uma marca, atende também os produtores de moda e coordena a produção do desfile dentro da empresa que detem a marca.

Coordenador Executivo
É responsável pela montagem das salas, construção de passarelas. cenários, palco e backstage.

DJ
Profissional para criar a trilha sonora do desfile.

Acessor de Imprensa
Acompanha os jornalistas até seus lugares para ver o desfile, responde perguntas, distribui releases e kits, confere tudo nas suas listas de convidados.

Acessoria de Imprensa Oficial
Para eventos de grande porte, como o SPFW, a organização do evento dispõem de uma acessoria oficial, um produtor executivo para assuntos mídia.

Jornalista de moda
Para trabalhar na seção de moda de um jornal, rádio ou televisão.

Fotógrafo de moda
Trabalha por conta própria ou para agências.

Camareira
Atua nos bastidores dos desfiles, auxilia os modelos nas trocas de roupas.

Passadeira
Passa todas as peças das coleções.

Segurança
Mantém a segurança e evita que penetras entrem sem convite.


Fonte:
Engrenagens da Moda
SENAC Editora Rio
Marta Kasznar Feghali e Daniela Dwyer
--------------------------------------------------------------------------------